A seleção brasileira sub-20 amargou uma eliminação precoce no Campeonato Mundial da categoria, disputado no Chile. A derrota por 1 a 0 para a Espanha, no Estádio Nacional de Santiago, selou o destino da equipe brasileira, que terminou a fase de grupos na lanterna do Grupo C com apenas um ponto.
A Espanha, com quatro pontos, agora depende dos resultados dos demais grupos para saber se avança como um dos melhores terceiros colocados. No outro jogo do grupo, o México superou Marrocos por 1 a 0, garantindo a segunda posição com cinco pontos, enquanto Marrocos liderou a chave com seis.
O gol da eliminação brasileira foi marcado por Iker Bravo, atacante da Udinese, logo no início do segundo tempo. O Brasil teve algumas oportunidades para marcar, com destaque para um lance no primeiro tempo em que João Cruz acertou o travessão. Rhuan Gabriel e Luighi também desperdiçaram chances importantes na segunda etapa.
Esta é a primeira vez que o Brasil, detentor de cinco títulos mundiais sub-20, é eliminado na fase de grupos, marcando a pior campanha da seleção na história da competição, iniciada em 1977. Até então, o pior desempenho havia sido a eliminação nas oitavas de final em 2007, no Canadá, também com derrota para a Espanha.
A atual geração sub-20 conta com jovens promessas que despertam interesse na Europa, como o zagueiro Vitor Reis, negociado pelo Palmeiras com o Manchester City por 37 milhões de euros. O Palmeiras também revelou Estevão (Chelsea) e Endrick (Real Madrid), ambos já com convocações para a seleção principal.
A ausência de alguns jogadores importantes, liberados por seus clubes, devido à não obrigatoriedade durante o período fora da “Data Fifa”, pode ter influenciado o desempenho da seleção. Rayan, titular do Vasco, foi um dos desfalques.
Na convocação de Ramon Menezes, poucos jogadores têm sido titulares ou aproveitados em seus clubes, com exceção de Pedrinho, do Zenit, e Deivid Washington, do Santos.
Apesar da eliminação no Mundial, o Brasil conquistou o título do Sul-Americano Sub-20 no início do ano, após uma campanha que incluiu uma derrota por 6 a 0 para a Argentina na fase de grupos. No ano anterior, a seleção sub-23 não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris, e a seleção principal foi eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br