A seleção brasileira concluiu sua jornada nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo com uma derrota diante da Bolívia em El Alto. A partida marcou o encerramento de um ciclo no qual a equipe técnica utilizou um total de 58 jogadores, refletindo um período de testes e experimentações visando a formação ideal para o próximo Mundial.
No confronto final, disputado a mais de 4.150 metros de altitude, as novidades na escalação foram Vitinho, Fabrício Bruno e Jean Lucas, que fizeram suas estreias na competição. A utilização desses atletas elevou o número de jogadores testados ao longo das 18 rodadas.
Sob o comando de três treinadores diferentes – Fernando Diniz, Dorival Júnior e Carlo Ancelotti – a seleção brasileira apresentou uma grande variação em seu elenco. Cada técnico contribuiu com suas próprias convocações e escolhas táticas, resultando em um leque diversificado de atletas.
Um aspecto notável foi o alto número de laterais utilizados, com um total de 14 jogadores diferentes sendo testados (oito na esquerda e seis na direita). A busca por opções nesse setor, considerado carente na atual geração, levou à experimentação com atletas de diferentes perfis.
A posição de atacante também foi palco de diversas experiências, com 17 jogadores recebendo oportunidades. O meio-campo seguiu a mesma tendência, com 16 atletas testados.
A lista dos 58 jogadores utilizados nas Eliminatórias inclui os goleiros Alisson e Ederson; os laterais-direitos Vanderson, Emerson Royal, Wesley, Yan Couto, Danilo e Vitinho; os zagueiros Gabriel Magalhães, Marquinhos, Alexsandro, Lucas Beraldo, Nino, Ibañez, Léo Ortiz, Murillo e Fabrício Bruno; os laterais-esquerdos Alex Sandro, Renan Lodi, Carlos Augusto, Guilherme Arana, Douglas Santos, Caio Henrique, Wendell e Abner; os meio-campistas Casemiro, André, Bruno Guimarães, Joelinton, Douglas Luiz, Andrey Santos, Jean Lucas, Ederson, João Gomes, Andreas Pereira, Gerson, Lucas Paquetá, Matheus Pereira, Lucas Moura, Raphael Veiga e Neymar; e os atacantes Estêvão, David Neres, Pepê, Raphinha, Rodrygo, Gabriel Martinelli, Vinicius Júnior, Savinho, Matheus Cunha, Richarlison, João Pedro, Igor Jesus, Luiz Henrique, Kaio Jorge, Gabriel Jesus, Paulinho e Endrick.
Fonte: placar.com.br